sábado, 1 de dezembro de 2007

O que é Verdade?




Eu ia até postar um vídeo também, mas como não consegui lá vai o link. Tem muito haver com o que vou escrever. http://www.youtube.com/watch?v=VUdEuhpPDZA

Pode agradecer
Jay Vaquer
Composição: Jay Vaquer
Sufoquei, não deixei você sair sem mim
Vigiei só para garantir,Infernizei, controlei cada segundo
Liguei só pra verificar
Te cerquei, coloquei escuta, grampeei o telefone
A fastei amigos
Ameacei violência apaguei o seu passado
Odiei não estar lá
Mas amei você...amei você
Mas amei você...yeah, yeah
Mas amei você...amei você
Mas amei você...pode agradecer
Quebrei presentes sabe-se lá de quem
Rasguei fotos sei muito bem de quem
Queimei cartas que não escrevi, não
Não deixei, proibi, não permiti
Roupas, gestos, sorrisos que não consenti
Evitei que seu brilho ofuscasse o meu
Mas amei você...amei você
Mas amei você...yeah, yeah
Mas amei você...amei você
Mas amei você...pode agradecer
Chantageei e até chorei
Pena e medo sempre boas coleiras
Enrolei, explorei e até chifrei
Pequenas besteiras...Te marquei feito um gado, fui seu dono
E tranquei, castiguei, vampirizei
Fiquei puto por não conseguir controlar seu pensamento
Mas amei você...amei você
Mas amei você...yeah, yeah
Mas amei você...amei você
Mas amei você...pode agradecer
Mês de Dezembro, final de ano, correria para terminar prazos, projetos, etc. Porém no ocidente cristão é a expectativa da chegada do Natal, festa da comemoração do nascimento de Cristo.
Futuramente comentarei sobre o Natal. Mas agora desejo falar sobre o que motivou esta postágem. O papa Bento 16, continua recrudescendo o pensamento da Igreja, desta vez o ataque foi aos ateus.
De acordo com o papa, o ateísmo dos séculos 19 e 20 é um protesto "compreensível" contra Deus "diante do sofrimento deste mundo".
Mas, "a pretensão de a humanidade poder e dever fazer aquilo que nenhum Deus faz e nem é capaz de fazer é presunçosa e intrisecamente não verdadeira”, afirma o papa no documento.
“Não é por acaso que desta premissa tenham resultado as maiores crueldades e violações da justiça, mas funda-se na falsidade instrínseca desta pretensão. Um mundo que deve criar a justiça por sua conta, é um mundo sem esperança.” (http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/11/071130_enciclicavalquiria_ba.shtml)

sou Católico, mas não deixo que a minha fé segue minha razão, as vezes sou crítico até de mais. Não chamo o papa de "santidade" pelo simples fato que mesmo sendo papa, ele ainda ainda é homem, feito de carne, osso e principalmente defeitos e qualidades. ´`E um ser falho como todo ser humano.
A onda de pessimismo e descrença atribuo a uma maior possibilidade e liberdade de poder questionar os dogmas. Mas acho que sobretudo é o tradicionalismo reacionário de séculos que afasta as pessoas. Em nome da tal moral cristã que em vez de ajudar só afasta.
A religião deve servir de conforto para as nossas almas. Mas pelo jeito em vez de conforto se encontra repressão, liberdade é vigiada, controlada, induzida. Um grande exemplo do olhar panóptico de Foucault.
Para quem viveu sobre a tutela de uma educação moldada pelos preceitos da moral medieval cristã, sabe muito bem o que estou dizendo. Os tabus infundados, sempre com a ameaça do fogo do inferno. Como posso amar aquilo que temo? Grande moral é esta que tudo é feito na base do medo e do interesse. Não pode isso ou aquilo por que é errado, é feio, etc. Mas preocupados em acusar e vigiar do que orientar e explicar. Colocam-se como os donos da Verdade, menosprezando o que há em volta. Preocupam-se e não cometer o "errado", não porque pode ser prejudicial a alguém ou a própria pessoa, mas principalmente por temer a ira divina.
Nada é discutido é imposto, não se questiona apenas se segue como cabrestro. E todos aqueles que tentam se libertar deste julgo acabam sendo execrados, julgados, menosprezados e se possivel tentar dominar os pensamentos.
Enfim, muitas idéias são ótimas quando estçao no plano das idéias,bastou colocar o homem no meio q já era. Como algo perfeito pode dar certo se é controlado e guiado por algo imperfeito?
Close The World, Open the Next





Um comentário:

Unknown disse...

O negócio é liberar geral: Sexo, Drops e Rock'n'Roll \m/

"MORALISMO É SEMPRE UM DOS DISFARCES DA HIPOCRISIA"

E...o que é verdade? Ah, olha a futura Cientista Social falando: É uma construção social =)

Bjus