Essa foto é Paris? Não.. Não é... Por incrível que pareça é um pedaço da cinelãndia no Rio de Janeiro com o Theatro Municipal e o Museu de Belas Artes ao fundo e a avenida Central, atualmente Avenida Rio Branco.
Quando olho esta foto não acredito que havia jardins na atual Cinelandia!!! Eu particurlmanete gosto da máxima da Historiografia em que a História é feita de rupturas e continuidades. E este conceito é muito bem representado nas transformações pelas quais o centro do Rio de Janeiro passou do decorrer do século XX e ainda passando por transformações.
Não sei é exagero meu considerar que nesta época era bem mais bonito andar pelo centro da cidade. Pode até haver uma crítica por ter como modelo a capital francesa e não criar uma arquitetura nacional, até porque não se pode julgar o passado com os olhos do presente.
Como este é um processo praticamente irreversível basta preservar o que sobrou e porque não curtir o que restou? Ainda há verdadeiras pérolas da arquitetura não só para admirar e frequentar. A confeitaria Colombo, o Amarelinho, o Odeon, o Cine Palace, a livraria da Travessa da Rio Branco, o Theatro Municipal, o Arco do Teles, o Paço Imperial e muitos outros bastante ter vontade e disposição para empreender uma verdadeira arqueologia Urbana, garanto que terá agradáveis surpresas.
Close The World, Open the Next.
2 comentários:
Estou devendo uma visita.
É, parece minha Paris... mas o Theatro é todo com estilo frances, tanto a aqrquitetura, como os untensilhos... e aquele lustre belo, imenso no meu do salão então.
*_______*
Já assisti uma peça no Theatro municpal, "La fille mal gardée"
E na outra vez que fui, foi para conhecer cada canto. =)
Bjos
Linda a foto Francisco...estava devendo uma visita!
Postar um comentário