Sei que estou um pouco atraso em postar algo sobre as eleições deste ano, mas felizmente ainda a tempo antes da posse dos novos prefeitos e vereadores. E por falar em vereadores, seria um tema interessante para alguma tese de ciências políticas, sociologia, etc. Sobre a falta de capacidade dos candidatos aos cargos de legislatura municipal. Tirando os "candidatos palhaços" que fazem questão de legitimar o circo que virou a política nacional, a maiorida nem mesno sabe a real função de um vereador. Muitos querem usar o cargo como forma de "ajudar a comunidade", traduzindo: vai ajudar a furar a vila no posto de saúda, arrumar isso ou aquilo, fazer uns favores, arrumar empregos e por aí vai. tem o grupo que acha que é prefeito e até mesmo governador, quando falam as suas propostas, prometem educação saúde, etc. Como se tivessem poder de Executivo. Outros e da famosa politicagem profinciana do populismo, numa novo roupagem chamada de Centro Social, de forma que para garantir os "benefícios" os Centros Sociais, a população continua votando no candidato dono do estabelecimento, Centro Social não é um mal necessário é um vácuo dos trocentos vácuos que o governo deixa e outros ocupam tirando proveito disso. E neste vácuo a outros exemplos como a milícia eo tráfico de drogas.
Outra crítica é achar que tem eleitor de segunda categoria, que em vez de debates e exposição de projetos e idéias, prefere fazer carreatas, distribuir santinhos, contratar trocentos cabos eleitorais profissionais e por aí vai. E é claro procurar se vender da melhor forma possível.
Ao menos, espero que continue assim, este paradígma de política está começando a mudar. E o atual modelo de mudança foi o Gabeira, o modo como ele fez a sua campanha deveria ser o modelo a ser adotado. A campanha se baseou em três pilares, lipemsa; nada de espalhar placas, faixas, bandeiras, distribuição de santinhos, etc; Transparência: a prestação de contas estava disponibilizada no site oficial como também suas propostas e projetos. E não acusar nem atacar os adversários. Perdeu a eleição, por pequenas bobeiras, mas com perquena porcentagem de diferença.
O Paes ganhou, a Jandira que no início atacou o candidato até não querer mais, no segundo turno o apoiou, de brinde ganhpu um caro no governo. Vamos ver até onde essta politicagem vai terminar.
http://noticias.uol.com.br/monkeynews/ultnot/2008/10/02/ult2529u421.jhtm A xepa dos candidatos
http://noticias.uol.com.br/monkeynews/ultnot/2008/09/29/ult2529u420.jhtm O cartão Postal infernal das eleições
http://noticias.uol.com.br/monkeynews/ultnot/2008/09/22/ult2529u417.jhtm perereca candidata
Depois desses link não dá p/ levar a sério.
Close The World Open the Next